quarta-feira, 29 de abril de 2015

Primeiras etapas - Conhecendo a disciplina

Olá, seja bem vindo ao meu blog criado para a matéria de tecnologia das construções (tec) VI, na Universidade de Uberaba, 5º período, onde irei expor experiências que estamos tendo com essa disciplina.

Desde os primórdios o homem busca formas de ter seu lar, sua casa, seja ela uma caverna, uma casinha de pau a pique ou uma arquitetura tecnológica do século XXI. A cada década, novas tendências foram criadas e produzidas, sendo modificadas e melhoradas de acordo com a tecnologia existente e a cultura de cada local.
Essa disciplina foi nos guiando e nos mostrando formas de construção, como por exemplo a arquitetura Vernacular ou High Tech. Em tec II, tivemos uma experiência super bacana de poder construir um pequeno muro de alvenaria, onde aprendemos como assentar tijolos, entre outros. Chegamos então em tec VI, que começou criando uma retrospectiva de todas as outras tecnologias.

Para dar início aos nossos trabalhos desse semestre, o Professor Rodrigo, se baseando nos textos de Montaner, foi nos mostrando e nos recordando de forma sucinta, grandes marcos de estilos da arquitetura: Arquitetura Clássica, Renascentista, Modernista, Pós Moderna e que usufruem de tecnologia de ponta.


O resultado foi uma grande timeline na parede da sala, onde expomos nossas pesquisas baseadas em suas explicações através de pequenas fichas com apenas as informações principais. Esse resultado se assemelhou as obras do historiador de artes Warburg que apresentava suas pesquisas por meio da visualização da informação.
Nossa segunda experiência se tratava de um projeto utópico, assim como se pensavam os grupos Metabolistas e Archigram, grupos esses que foram nosso ponto de partida para projetar. Cada grupo na sala criou o projeto que visava mudanças em pontos específicos na cidade de Uberaba.
A partir daí, começamos a nos encaminhar a experiência que só terminará no fim do semestre. Começamos a entender o que é designer paramétrico e a ligar à cibernética e geometria, construindo um mapa mental. A ideia do blog veio logo em seguida.